Foto: Felipe França
Luiz Fernando Cuozzo Lemos entrega valor arrecadado com as inscrições para a professora Fabiana Stecca, coordenadora do Projeto Zelo da UFSM.
Quase 600 corredores e caminhantes — muitos deles acompanhados de seus pets — participaram da 1ª Corrida da Causa Animal, realizada na manhã de domingo (15), em Santa Maria. Além de incentivar a prática de atividade física, a corrida teve como principal objetivo apoiar o Projeto Zelo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que cuida de centenas de cães e gatos abandonados no campus.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa, coordenada pelo vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT) e o professor e Patrick Ydner Martelli, foi organizada pela UFSM, Pró-Reitoria de Extensão, Projeto Zelo, Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) e Atletismo UFSM.
— Fizemos juntos a diferença na vida de muitos animais! Foi um movimento fantástico que incentivou o exercício físico, a solidariedade e o cuidado com os bichinhos — destacou o professor e vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos.
Ao final da prova, foi realizada a entrega simbólica de um cheque de R$ 9 mil ao Projeto Zelo, valor arrecadado com as inscrições. Além disso, a ação social foi ampliada com a arrecadação de aproximadamente 150 kg de ração, fruto de doações dos participantes e de uma contrapartida oferecida pelos apoiadores do evento.
Na prova de 5 km, os campeões foram João Vitor da Silva Ferreira, da equipe Runigueiros, com o tempo de 18 minutos e 48 segundos (geral masculino), e Êndelyn Cesar Lutz, da equipe Pro Elite, que completou o percurso em 21 minutos e 17 segundos (geral feminino).
Outro destaque da manhã foi a cachorrinha Bolinha, que percorreu todo o trajeto de 5 km ao lado de sua tutora e recebeu o prêmio de destaque entre os animais participantes, completando o percurso em 42 minutos e 13 segundos.
O evento também chamou atenção pela estrutura e pela participação da comunidade, que ocupou a região próxima ao Planetário da UFSM. Além da corrida e da caminhada, os participantes puderam conferir diversas ações dos apoiadores, como o Brechó do Zelo e outras atrações organizadas especialmente para o dia. Uma presença especial que marcou o evento público foi a do cachorro Silveira, conhecido nas redes sociais e na cidade, que recentemente se recuperou de uma delicada cirurgia ortopédica. Mesmo em fase de recuperação, Silveira esteve no evento, simbolizando a importância da causa animal.
Todos os resultados oficiais da corrida estão disponíveis neste link.